sexta-feira, 23 de outubro de 2009

DANÇA DO VENTRE: COREOGRAFIA OU IMPROVISO?

Toda dançarina de Dança do Ventre tem que se defrontar com essa dúvida em algum momento da sua trajetória: coreografar ou improvisar? As opiniões se dividem, tanto entre iniciantes como entre bailarinas tarimbadas, até internacionais. Algumas acham que a coreografia limita a expressão, outras acham que, ao contrario, por não precisar preocupar-se com a sequência que já está bem decorada na hora da apresentação pode ser mais expressiva. Há as radicais que acham que a Dança do Ventre, desde a origem é uma dança espontânea e que o improviso é que é o certo. Essa discussão é muito enriquecedora, faz refletir e quem o faz acaba chegando a um ponto de equilibrio: as duas formas são válidas e importantes.
No Orkut há uma Comunidade maravilhosa: Fanáticas por Dança do Ventre. No Forum há um tópico sobre o assunto em que participam de professoras a estudantes. É de se admirar a seriedade de todas as participantes. É muito bom que seja lido do inicio, desde a proposta da Ana Vasconcelos, que criou o tópico, até o último post. Parabéns a todas que alí colocaram suas ponderações e também suas opiniões, muita experiência pessoal, muita busca de informação por parte das mais iniciantes, muita vontade de ajudar por parte das mais experientes. Sabemos que há muita guerra de egos no nosso meio - infelizmente - mas há ainda mais gente generosa, colaborativa, maravilhosas! Aí vai o link:

 http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=592395&tid=5345940042492966893

Vale a pena acessar!

2 comentários:

  1. Wanda voce é maravilhosa, a melhor professora que já tive, é muito bom fazer aula de dança, com uma pessoa tão bem instruida como voce, inteligente, amiga, mesmo estando assima do peso ideal, me sinto leve au seu lado, pois sua energia e margia atirada no universsao retorna para suas alunas de uma forma magnifica, obrigado por tudo...
    te amo...
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Helena querida. Além de muito generosa você tem a arte da dança e da música na alma. Tenho um imenso carinho por você. Obrigada pelos elogios: procurarei sempre merece-los, a cada dia de aula. Bjs. Wanda Regina.

    ResponderExcluir