quinta-feira, 15 de abril de 2010

MERCADO PERSA 2010.

Minha primeira participação no Mercado Persa- 2004

É um acontecimento único! Para quem vai assistir por prazer, para quem vai se apresentar, para quem quer comprar acessórios de dança. O clima de encantamento é maravilhoso. Tudo brilha, a meia luz dos teatros não esconde a espectativa nos rostos de todos. Este é o meu oitavo Mercado. O meu primeiro foi ainda no Clube Tietê. Eu estava começando e fui só assistir. Passei horas em pé assistindo, absorvendo tudo o que podia, encantada. Nos seis  MP seguintes eu dancei com o Grupo Níjme, do qual fazia parte. Jarro, taças, snujs, sete véus, véu dourado, derbake,punhal, pandeiro cigano, rumba cigana, nossa!!!Quanta emoção durante tantos anos. Dançando com a Níjme, levando minhas alunas para dançar.
Este ano fui ao Congresso na Sexta-feira dia 9 de Abril e nos works de domingo. dia 11 de Abril. Como me acidentei e fraturei o tornozelo no ano passado a minha vida ficou em suspenso. Ainda não posso dançar, não pude preparar as minhas alunas para participarem. Mas estou reformulando tudo e no ano que vem estaremos dançando também. Enquanto isso aproveitei para prestigiar os amigos que dançaram - parabéns a todos - para aproveitar as ofertas da Feira de Produtos para dança: lindos véus de seda, macacão de aula, vestido para said e muito mais.
Nos próximos dias vou contando detalhes destes três dias especiais para todos nós, apaixonados pela Dança Oriental.
                     Em 2005 nós dançamos Os Sete Véus: onze bailarinas foi lindo. Deixamos setenta e sete véus no palco para os nossos maridos, irmãos e namorados pegarem rs rs rs.

Eu e a Marcia Gonçalves com o Grupo Níjme: dançamos com snujs. Deixamos todos loucos nas nossas casa treinando e tocando mas valeu a pena e...
...foi o primeiro ano em que fizemos também a Dança Cigana. 


O grupo todo das loucas dos snujs rs rs rs.

Aqui, em 2007 dançamos a Jóia das Arábias, com véus metálicos: um brilho só!


...e arrasamos no Pandeiro Cigano também!


Em 2008 nós arrasamos de novo na Dança Cigana. Não dancei  A Maravilha do Oriente (Ventre). Eu  estava preparando o meu casamento e não queria sair do clima. Mas as meninas dançaram na minha festa. Emocionante!
Em 2009 o Mercado Persa foi a gloria. Nos divertimos muito. Dançamos o Derbake na sexta-feira, dançamos o Cigano no sábado e a coreografia do Punhal no domingo. Levei alunas minhas para dançar com o Grupo da bailarina Níjme.
O MP é um evento importante não só para dançar mas para assistir. Eu sempre aconselho às minhas alunas a assistir muita dança, sempre com um olhar crítico. Entendo por olhar crítico observar detalhes: musicalidade, passos, adequação do figurino, expressão do olhar, expressão corporal, musica/coreografia. Peço para evitar juízos de valor do tipo "gosto", "não gosto", "feio", "bonito". Assistir aprendendo, até mesmo espetáculos de outras modalidades de dança. E também encontramos os amigos de outras localidades, trocamos muita figurinha, muita informação importante.
E tem também os produtos: representantes do Brasil todo e de fora também: do Oriente Médio. Trajes lindos, como os da Márcia Morena, personalizados e a  preços ótimos. É os véus da seda da Cida Souto? Comprei um, pintado a mão e a preço especial do evento.
Mas o mais importante deste Mercado Persa 2010, para mim, foram o Congresso, na sexta-feira dia 9 e os workshops.

Joelma Brasil, que foi a Madrinha do Mercado Persa 2010, falou de "Gravidez e Dança do Ventre". Falou da sua experiência como mãe recente - ela tem um bebê de três meses - e como lida com a situação na sua Academia. Ela aconselha que, alguém que já pratica pode continuar, desde que tenha o aval de seu médico. Deverá evitar movimentos como tremidos, ondulações,saltitos, solos de derbake, entre outros   movimentos mais fortes. Para quem nunca praticou é melhor começar depois do nascimento do bebê. Depois, durante os concursos, conheci a mãe dela: uma  graça, com um nome que combina muito com ela, Flor.

 
Na sequência o bailarino e professor de Danças Folclóricas Árabes falou sobre o tema"A dança folclórica árabe e seus equívocos".Fiquei com a sensação de que ele passou para nós uma ínfima parte do seu conhecimento sobre o assunto. Devido ao pouco tempo, é claro. Fiquei com vontade de aprender mais com ele. Entre muitas outras coisas ele aconselhou evitar um erro que é óbvio mas que vemos muito: a escolha de música que nada tem a ver com o que é dançado por falta de conhecimento sobre a origem da música. Realmente um mestre no assunto.

Lulu Sabongi. Dispensa comentários, é claro. Seu tema:"Valorização da Dança". A vivência que ela tem é do conhecimento de todos. O que eu não conhecia era a sua fluência verbal. Comunica-se muito bem: é clara, objetiva e cativante. Uma profissional completa. Falou sobre postura de bailarinas contratadas para show e festas, sobre valores de cachê, dançar ou não de graça.Um dos pontos interessantes foi sobre dar aulas de dança. Gente que faz um ou dois anos de aulas, acha que já sabe tudo e passa a dar aulas. "Uma professora não tem o direito de não fazer aulas" diz ela. Conta que faz aulas com um mestre na Alemanha, mesmo com todos os anos de estrada que tem. Muitas não fazem - diz também - porque acham que assim as suas alunas vão achar que ela não sabe nada, chegam a fazer aulas escondidas para que as alunas não saibam. Aqui uma reflexão minha: nos incontáveis works que eu já fiz na vida vejo muitas profissionaisworks do Mercado e sabem quem entrou para fazer a aula da Mestra Samira e depois da Esmeraldah junto com todo mundo? A Tamalyn Dallal, ela que é outro ícone da dança do ventre, um exemplo de humildade.
 
A última palestra da noite foi de uma convidada muito especial: a lendária Zuleika Pinho.
Contou sobre a sua trajetória de dançarina do ventre quando não havia ninguém para ensinar nada. Seguiu a sua intuição para criar a sua dança. Muito ligada à família, com muitos compromissos de viagem, parou de dançar a uns vinte anos.Ela foi uma das pioneiras. Sua base era o clássico. Contou ter dançado sempre para a colônia árabe pois o público em geral nem conhecia dança oriental. Até há alguns anos atrás ainda dava aulas. Uma figura linda: gente, que mãos maravilhosas!
No próximo post falarei dos works de domingo dia 11/04. Não pude fazer os de sábado por conta de compromissos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário