segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

GRATIDÃO


ESTUDIO LUZ DO LESTE. DANÇA, CULTURA E ARTES.
Ao fundo as flores das meninas 


PUREZA DAS CRIANÇAS
A gratidão não é uma virtude praticada por muitas pessoas. E por mais calejado que se tenha ficado pelos embates da vida a gente fica pelo menos perplexos e sempre tristes. Não sei se as pessoas só olham para o próprio umbigo e sem perceber não se lembram destes gestos de  delicadeza que nada custam ou se sentem diminuidas ao reconhecer que receberam algo de outrem e preferem não agradecer para se sentirem melhor ou talvez nem se dêem conta do esforço que foi despendido em seu favor. Mas em compensação há aqueles  cujo gesto nunca mais nos esqueceremos.
Há oito anos atrás eu era  Coordenadora Pedagógica do período noturno e também dava aulas de história  à tarde na Escola Estadual Ottoniel Junqueira em Peruíbe. Ano de Copa do Mundo, decidimos que cada classe faria um trabalho representando um país. À então 8ªsérie em que eu dava aulas coube a Arábia Saudita. Eu fiz uma grande tenda árabe onde meus alunos representaram um conto de Malba Taham, do livro O Homem que calculava, adaptado por mim. Foram ensaiados e  eu os vesti a caráter. Os meninos de calça social e camisa de manga comprida e as meninas com os cabelos cobertos por um véu.

Para as outras meninas mais ligadas a dança eu ensinei uma base de passos de Dança do Ventre, montamos uma coreografia, ensaiamos bstante, arrumei as roupas e adereços e elas dançaram no evento! Foi um sucesso, elas ficaram muito felizes. Juntaram o dinheiro que tinham e foram a uma floricultura comprar flores para mim mas o que elas tinham não dava nem para o laço. Foram a uma Loginha de 1,99 e compraram flores artificiais, uma folha de papel celofane e fizeram o melhor buquê que puderam para me agradecer. Fiquei tão emocionada que tenho essas flores num jarro dourado, no Espaço Luz do Leste onde dou aulas, até hoje para nunca esquecer esse gesto de carinho e agradecimento.
Hoje elas são adultas, casadas, com filhos. No meu coração são as minhas meninas da 8ª série. 

Dany, Risadinha e Sueli

Nenhum comentário:

Postar um comentário